Índice Socioeconômico (ISE)

Uma análise interessante de ser feita em uma rede é sobre a distribuição das escolas quando associamos nível socioeconômico e proficiência acadêmica.
Uma questão clássica em estudos educacionais é a que trata da associação entre o nível socioeconômico dos alunos e a sua proficiência acadêmica.
Abaixo, o diagrama de dispersão do índice socioeconômico (ISE) médio e proficiência geral média das escolas da Rede Estadual do Rio Grande do Sul no SAERS 2008.
clique na imagem para ampliar
SAERS 2008, Revista da Escola Rede Estadual
Nota-se que, quanto maior o índice socioeconômico média da escola, maior sua proficiência média.
Mas é interessante notar ou identificar que há escolas que atendem realidades não tão favoráveis e ainda assim conseguem resultados equivalentes a de escolas com comunidades mais favorecidas (quadrante 1). Por outro lado, há escolas que requerem cuidado por apresentarem resultados aquém do esperado para o seu grupo (quadrante 4). Entender as razões para esses e aqueles resultados seria produtivo para gestores promoverem a qualidade da educação. Que boas práticas levaram às escolas ao quadrante 1? Por que dificuldades passam as escolas no quadrante 4?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horário Escolar

Mapa Conceitual

FET