Aprovação

A taxa de aprovação nas escolas do Rio Grande do Sul tem sido mostrada como um de nossos gargalos. Mesmo escolas particulares apresentam taxas altas comparadas com suas similares nacionais.
Os dados divulgados do Censo Escolar de 2008 permitiram fazer um mapa com as taxas por município. Naturalmente, facilita enxergar onde se deve trabalhar, com o cuidado de observar que há municípios com uma ou duas escolas apenas respondendo pelas suas taxas. Assim, mesmo com vários municípios no vermelho, temos municípios com taxas de aprovação bem variadas, para melhor e para [bem] pior.

Alguns parâmetros:
SC e SP possuem os maiores índices de aprovação no EF.
No RS, 90,0% de aprovação até 4ª série no RS.
77,4% é nossa taxa para 5ª a 8ª séries.
É um dos desafios para nossos governos.
Chama a atenção no gráfico para o Ensino Médio que o abandono (segmento amarelo) está em torno de 10%, encostando na reprovação (segmento vermelho).

O RS e o RJ são duas unidades da federação que têm apresentado índices de aprovação relativamente baixos por vários anos. No RS, por exemplo, somente dois de cada três alunos serão bem sucedidos no Ensino Médio. É como se, passados três anos, tivéssemos um quarto ano só para atender o contingente de alunos reprovados e que abandonaram.
Gráficos elaborados com dados divulgados pelo INEP
Não me rotulo, não nasci com bula.
Não tenho contra-indicações mas não me indico a ninguém.

(Frebell)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa Conceitual

Horário Escolar

IDEB 2