PISA

Retomo resumo publicado por Zero Hora com alguns resultados do PISA divulgados em 2010.
O Brasil avançou em parte por ter aumentado as taxas de aprovação no Ensino Fundamental, permitindo que mais alunos tenham mais anos de estudo, mesmo que não consigam acompanhar tão bem ainda em termos de aprendizagem.
Colocando as UFs em um ranking (prática comum na mídia), o DF aparece em posição equivalente à Turquia. SC e RS estariam entre Bulgária e Chile.
O que tem sido menos comentado do que esperava é o fato de China (Xangai e Hong Kong) ter desbancado Finlândia. Xangai e Hong Kong somam mais de 25 milhões de habitantes (menos de 2% dos chineses). Finlândia tem mais de 5 milhões.
Os exames do PISA sofrem diversas críticas (inclusive suspeitas de fraude ou truques para maquiar desempenhos). Sempre olhar com cuidado...

Algumas constatações de análise do exame seguem o verificado em outras avaliações externas. Uma delas seria que vale mais a pena investir no salário de professores do que diminuir o tamanho das turmas. Para quem defende turmas pequenas, é importante considerar algum equilíbrio pois, com mais alunos, aumenta as chances de interação entre eles, o que melhoraria a aprendizagem. Isso numa perspectiva sociointeracionista, em que o professor é um orientador da aprendizagem e não mero provedor de conhecimento.
Nunca é alto o preço a pagar pelo privilégio de pertencer a si mesmo. Nietzsche

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa Conceitual

IDEB 2

Horário Escolar