IDEB 2011

Divulgados os IDEBs das escolas essa semana. Como comentado por aqui e por outros especialistas, os resultados não progrediram e, em algumas UFs, pioraram.
Um componente do IDEB é o rendimento (taxas de aprovação, reprovação e abandono), que já tinha anunciado uma piora. Essas taxas têm segurado algumas UFs que aprovam em massa. A verdadeira melhoria para elas dependeria agora da aprendizagem. Coisa não muito simples de se fazer sem envolvimento e comprometimento de todos (escolas, gestores, comunidade,...).
A UOL mostra em mapas os resultados.


A Zero Hora também fez sua parte com um sistema de consulta bem rápido para os resultados das escolas.
Estou ansioso para ver como foi o desempenho dos alunos nos testes de 2011 e dar uma conferida nos cálculos com planilha que criei.
A reestruturação curricular capitaneada pela Secretaria de Educação do RS corre o risco de afundar mais ainda o Ensino Médio. Pelo menos foi o que se observou em outros momentos em que a reestruturação veio de cima para baixo, sem a devida formação da base. Por "formação da base", leia-se os professores se apropriarem, darem sugestões, terem formação, acompanhamento de equipe da CRE na escola, etc. Infelizmente, os governos possuem um tempo mais curto para darem sua marca. Então, com as "reformas", o primeiro ano de mandato, por vezes, acaba balançando a rede. Quando engrena, já é tarde. Em outros países e mesmo UFs que estão com melhor desempenho, troca-se governantes mas têm se mantido a política.
A explicação que o currículo está defasado não faz sentido pois é praticamente o mesmo de outras UF com desempenho muito melhor.

 
Um portal que oferece ferramentas bem interessantes para analisar evolução dos resultados por município ou escolas é o Portal IDEB. Recomendo.
Outro bastante interessante é o Brasil Hoje, que trata de outros assuntos também, mostrando-os inclusive em mapas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa Conceitual

IDEB 2

Horário Escolar