Rastreio Global de Vacina COVID-19

 A Bloomberg atualiza regularmente dados sobre a vacinação para o COVID 19.

Além de mapa dos EUA, tem o mapa mundial para conferirmos os dados.
Vale a pena conferir.

Os dados apresentados até o momento sugerem que há muitas variáveis em jogo. Como explicar que certos países ricos estão com baixas taxas de vacinação? Um dos maiores produtores mundiais de vacinas, a Índia mostra uma cobertura pífia, bem aquém da China, outro grande produtor. Japão está com dificuldades de logística, queda de braço com a China ou está administrando com isolamento e outras medidas sanitárias? O Canadá saiu na frente na corrida de contratações de fornecimento, mas parece fazer um pit-stop. A Rússia tem seu imunizante, mas não goza de uma cobertura tão melhor que o Brasil, que tem sido citado repetidas vezes como exemplo de atraso.

Discursos raivosos e chuva de argumentos fazem brotar dados de fontes não citadas ou vagas. Há muito barulho vindo de todos os lados. Fico com a sensação que há muita política com "p" minúsculo rolando pelos quatro cantos do mundo...

https://www.bloomberg.com/graphics/covid-vaccine-tracker-global-distribution/


Algumas dúvidas frequentes e suas respostas (cuida que as respostas podem evoluir, à medida que os pesquisadores apuram novas evidências)
  1. Já tive COVID. Ainda assim devo me vacinar?
    Sim. Mesmo que tenha se recuperado do COVID, considere que é possível uma reinfecção.
  2. Eu transmito o vírus mesmo depois de vacinado?
    Possivelmente, sim. Os cientistas ainda não encontraram evidências de que as vacinas fornecem imunidade às mucosas. Uma pessoa vacinada e que não apresenta sintomas de doença pode estar carregando o vírus vivo SARS-CoV-2 e espalhando-o para outras pessoas quando tossir, respirar ou espirrar. Portanto, se foste vacinado, continue mantendo todas as medidas de segurança, tais como o uso de máscara.
  3. Por quanto tempo ficarei imune?
    O sistema imunológico de mais de 95% das pessoas que se recuperaram do COVID-19 tinham memórias duráveis do vírus até oito meses após a infecção. Os resultados fornecem esperança de que as pessoas que recebem vacinas contra a SARS-CoV-2 desenvolvam memórias imunes duradouras semelhantes após a vacinação.
  4. Quais os efeitos colaterais da vacina?
    Os efeitos colaterais comuns incluem dor e inchaço ao redor do braço, resultado de inflamação no local da injeção. O CDC recomenda a aplicação de uma toalha limpa, fresca e úmida sobre a área para aliviar as dores e exercitar o braço, o que ajudará a evitar que o músculo fique rígido.
    A pessoa vacinada pode também manifestar sintomas semelhantes à gripe ou ao COVID, mas deve sumir em um ou dois dias. Procure um médico, caso os sintomas persistam.


A CDC responde Fatos e Mitos. Confira!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa Conceitual

IDEB 2

Horário Escolar