Censo 2010

Volto a escrever sobre os resultados do Censo 2010. Tema que não se esgota por seus dados. Entre eles, a comparação com outras realidades:
A população do Rio Grande do Sul supera os 10 milhões de habitantes distribuídos em 496 municípios (eram 232 em 1980).
Nossa densidade demográfica está em 38,74 habitantes por km². O que significa isso? Necessidade de infraestrutura e comunicação espalhada até a última milha (em tempos de internet, isso é importante). Como chegar até os rincões? Como levar o século XXI até lá? Saúde, educação,...? Não é fácil para o Governo Estadual atender prefeitos de 496 municípios (um por dia, levaria dois anos, descontando fins de semana).
A cidade de Nova Iorque, EUA, possui 8.391.881 de habitantes distribuídos por uma área de 1214,4 km² (é a cidade mais povoada dos EUA e a segunda maior aglomeração urbana do continente). A densidade demográfica está em 6910,31 habitantes por km². Para chegar a essa densidade, toda a população gaúcha deveria migrar para o município de Viamão na região metropolitana de Porto Alegre. Aí teríamos uma densidade de 6805,48 habitantes por km². Se Porto Alegre já está em vias de esgotamento de seu transporte público e trânsito, imagina-se o que seria de nós nessa nova realidade, com investimentos públicos acanhados e políticas baseadas em palpites e achismos? E o que dizer de considerar dados técnicos na tomada de decisão...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa Conceitual

IDEB 2

Horário Escolar