Escolaridade e Salário

Um vídeo publicado por Zero Hora tenta mostrar que educação e renda andam de mãos dadas no Brasil, trilhando o caminho para uma nação menos desigual.
Pilar para o desenvolvimento de qualquer país, a evolução da escolaridade acompanha o avanço nos ganhos dos brasileiros nestes 18 anos. É um período marcado por queda de um presidente, o nascimento do real, crises econômicas e ascensão do Brasil como potência emergente. São fatores que influem no andamento das coisas. Sistemas complexos envolvem diversas variáveis portanto todo o cuidado é pouco.

Interessante a constatação que há uma valorização de atividades menos nobres por conta da escassez de mão de obra.
Isso faz lembrar de apontamentos constantes feitos por empresários e especialistas em mercado sobre a escassez de mão de obra qualificada. Em conversa informal com vários profissionais com ensino superior ou com curso profissionalizante, a queixa é que sobram vagas porque as empresas pagam menos do que gostariam de receber. Preferem não ocupar a vaga. Pessoas mais qualificadas estariam sendo mais exigidas sem a devida compensação financeira, na visão destes. O que dizer dos professores? Nossa média salarial é inferior à de outros profissionais com mesmo tempo de estudo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa Conceitual

IDEB 2

Horário Escolar