IDEB

O IDEB é um indicador relativamente simples e útil para pensarmos a qualidade da educação.
Mais ainda quando o compreendemos. Gestores e a sociedade como um todo deveriam sabê-lo para ver/acompanhar por onde melhorar a educação, onde concentrar esforços.
Depende de duas variáveis: desempenho e aproveitamento, ou seja, que "nota" os alunos tiram nas provas do INEP multiplicada pela taxa de aprovação no ciclo em questão.
A planilha a seguir postei há tempos no blog Eductil e reproduzo aqui.


Os dados podem ser conferidos ou comparados com os que estão publicados pelo INEP.
Para 4ª série, a taxa média de aprovação da 1ª até a 4ª. Para a 8ª série, a taxa média de aprovação da 5ª até a 8ª série na minha escola ou rede. Mesma ideia para o Ensino Médio. Quanto menor a taxa de aprovação, menor o IDEB. O impacto dessa taxa, portanto, é alto.
Fiz planilha online para cada um conferir o seu IDEB (clique em Clicar para Editar/Click to Edit para usar essa planilha online).
Ainda assim, muitas escolas não possuem IDEB por não terem alunos em quantidade suficiente para aplicar os testes. No Rio Grande do Sul, por exemplo, estima-se que no mínimo 30% delas estão fora. Pelo SAERS (avaliação do Estado), estima-se que não faz muita diferença elas estarem fora em termos média estadual. No entanto, faz diferença enorme para os municípios que ficam sem dado nenhum sobre suas pequenas escolas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa Conceitual

IDEB 2

Horário Escolar