Tutorial 2

Uma forma simples de fazer projeções é quando os dados são lineares, ou seja, vão aumentando (ou diminuindo) mais ou menos por igual ao longo dos anos.
Coloca-se os dados em planilha eletrônica, seleciona os dados, e arrasta para completar.
No exemplo abaixo, selecionei os dados de 2001 até 2005 para as taxas bruta e líquida do Ens. Fundamental e arrastei até 2025. Os resultados calculados pelo Excel aparecem em vermelho. Depois, fiz o mesmo para o Ensino Médio, selecionando os dados a partir de 2000.

Notem que os períodos selecionados são diferentes, especialmente porque anos anteriores apresentavam valores muito diferentes da realidade mais recente. Ignorar aqueles dados evita a contaminação da projeção.
Na figura abaixo, as projeções aparecem diferentes por ter selecionado um período diferente para arrastar e soltar.

O Excel (ou outra planilha eletrônica) costuma fazer isso muito bem, mas é importante nosso conhecimento para avaliar se os dados não extrapolam a realidade.
Um exemplo simples seria o caso de aparecer 120% da população de 7 a 14 anos matriculada no ano X. Como é impossível que a taxa líquida seja superior a 100%, é o caso de avaliar em que ano ele se aproximou de 100% e colocar 100% para os anos seguintes (ou valor próximo, pois pode ser impossível por diversas razões o 100%).
Nem tudo é linear na vida. Pelo contrário. Então, outras situações ocorrem. O mundo é das curvas e poderíamos considerar modelos mais sofisticados. Gosto muito de métodos de cálculo numérico. Mas eles também falham em campos como o da educação. Ou melhor, não falham. São limitados em sua própria natureza. Fenômenos sujeitos a muitas variáveis com intervenção humana podem mudar o rumo das coisas. Um exemplo seria projetarmos o acesso à escola com base em dados dos anos 80. O erro seria grosseiro, pois no final dos anos 90 conseguiu-se um salto expressivo por decisão humana. Nessa mesma linha de raciocínio, podemos explicar em parte o porquê dos últimos resultados de IDEB terem mostrado valores bem acima dos projetados inicialmente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa Conceitual

IDEB 2

Horário Escolar