SAERS 2007~2010

Uma forma interessante de apresentar resultados de avaliação externa é por meio de gráficos animados.
Uma grande vantagem que tenho notado é que facilita o entendimento para aqueles mais acostumados com avaliações qualitativas, sem o envolvimento da estatística.
O gráfico dinâmico abaixo mostra os resultados do SAERS por Coordenadoria Regional de Educação.
Nele é possível ver como cada regional evoluiu em tão pouco tempo.

Ao contrário do que algumas pessoas temem, aqui se mostra claramente a preocupação de gestores na Secretaria de Educação em identificar onde precisa atuar mais para ajudar as escolas, os alunos. Sabendo que ações foram feitas, onde deu resultado e onde não deu.
Notam como Cruz Alta evoluiu. Notem como Bagé evoluiu. A partir dos primeiros resultados do SAERS, houve ações efetivas nessas e outras regionais com formação de professores e entrega de recursos (financeiros e laboratórios de informática, por exemplo).
Como disse Paulo Freire, não há ação sem avaliação.
A estatística é uma ciência que nos ajuda muito (quem negaria a ciência em nossos tempos?). Com o conjunto de perguntas para alunos, professores e diretores consegue-se fazer muito e melhor, por saber o que está acontecendo com a rede. Do outro lado da moeda, há quem pense estimular competição. Não poderia ser esse o foco nunca para quem trabalha com princípios como a equidade.
Outro dos muitos aspectos que poderíamos ressaltar é a facilidade de entender que há correlação entre o desempenho de uma disciplina com outra. No caso, língua materna com matemática.
O gráfico animado acima é fácil de ser criado. Descobri há alguns anos o Gapminder de Hans Rosling. Ele é muito comunicativo. No Gapminder podemos conferir vídeos de apresentações e também gráficos interativos já prontos sobre os mais variados assuntos. Claro de que dá para fazer o seu no GoogleDocs. Basta uma planilha e seguir as instruções desse gadget (menu Inserir->Gadget...)
Nota: leia atualização com dados do SAERS 2010

Comentários

Bruno Bastos disse…
Olá Alexandre, meu nome é Bruno, sou de Campinas e gostei bastante do seu blog sobre o Scratch (TIEd), parabéns. Eu gostaria de instalar o Scratch no Classmate PC (Metasys Linux OS), mas estou tendo dificuldades com o Linux. Gostaria de saber se vc poderia me ajudar com isso? Meu e-mail para contato é: br_ecomp@yahoo.com.br. Abraços.
Olá Alexandre!
Amei o seu blog, ainda não tinha visto nenhum igual ao seu.
Gostaria de fazer um link do meu blog com o seu, porém eu ainda estou aprendendo a fazer isso.
Agradeceria muito se pudesse me ajudar a fazer isso.
Eu já estou nos seus seguidores.
Parabéns de verdade, achei ULTRAMODERNO o designer do blog, as matérias, os gráficos.
FANTÁSTICO !!!
VALEU !

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa Conceitual

IDEB 2

Horário Escolar