PISA

Divulgados resultados do Pisa 2009, o Brasil teve a terceira maior evolução nas médias de 65 nações e conseguiu superar a barreira dos 400 pontos em leitura e ciências. Ficou abaixo desse patamar em matemática (nossa grande desafio para quem acompanha metas da Educação Básica).
O PISA avalia estudantes de 15 anos completos em todos os países membros da OCDE, mais os convidados – como Brasil, México, Argentina e Chile, entre outros. Em 2009, ano da prova mais recente, foram selecionados 400 mil jovens em todo o mundo, incluindo 20 mil brasileiros de todos os Estados.
A escolha pela faixa etária permite uma comparação entre os diferentes países e também é o que faz as notas de nossos alunos ficarem lá embaixo. Como temos baixas taxas de aprovação, boa parte da população de 15 anos sequer concluiu o Ensino Fundamental (cá entre nós, alguns estão nas séries iniciais do Fundamental).
Era de se esperar que o Distrito Federal se sobressaísse. Em estudo de meu grupo de mestrado, detectamos que sua população tem mais anos de estudos. Um reflexo disso é que mais de 65% dos jovens de 18 a 24 frequentam o Ensino Superior no DF enquanto a média brasileira ainda não chegou aos 50%. A taxa de escolarização líquida do Ensino Médio do DF está em torno de 45%. É pouco comparado com a Coreia do Sul e é melhor do que o resto do Brasil, que só tem um terço. A taxa de escolarização líquida indica os alunos na idade certa no nível certo. Nossas taxas são baixas, novamente, por conta de reprovação no Ensino Fundamental (no Ensino Médio pesam evasão e reprovação igualmente).
Resumindo a ópera, o PISA avalia alunos que em outros países estão no Ensino Médio, enquanto que no Brasil ainda estão no Ensino Fundamental.
O que saiu por aí:
Pisa: Brasil avança, mas continua mal colocado no ranking mundial da educação (Zero Hora)
Baixo resultado no Pisa era esperado
Quase metade dos alunos brasileiros de 15 anos não atinge nível básico de leitura no Pisa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa Conceitual

IDEB 2

Horário Escolar